quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A caminho da platina

     Dizem que quando resolvemos mudar nossa aparência, significa que estamos mudando por dentro. Bom, não é segredo que faz algum tempo que pretendo platinar o cabelo, mas quem me conhece sabe o quanto tenho medo de arriscar meus parcos e finos fios com cortes e tinturas, pois demoram anos (literalmente, anos!!!) para crescer de volta. Arrisquei duas vezes na vida uma mudança de loiro natural para ruivo. Fiz isso com aqueles xampus tonalizantes, estilo Wellaton. Na primeira vez, levei a coloração para um salão e pedi para fazerem lá, pois morria de medo de ficar com o cabelo todo manchado. Estava com 17 anos e, no colégio, algumas pessoas disseram que eu parecia com a Jessica Rabbit e outras que aparentava a Christiane F. No final, não ficou muito legal. Fui um nenê de cabelo loiro, praticamente branco; uma criança de cabelo loiro dourado cor do sol; uma adolescente de cabelos loiros dourados, ou seja, cores escuras realmente não são para mim. Infelizmente, depois dos 30, meu cabelo resolveu que queria escurecer e tornou-se um loiro escuro.


     A coragem pra clarear foi chegando aos poucos. Primeiro comecei usando os sprays clareadores sem amônia, feitos especialmente para cabelos loiros. Anos depois resolvi fazer luzes pela primeira vez. Sempre tive muito medo (e preconceito, confesso) de parecer loira falsa. Nada contra as loiras falsas, obviamente, contanto que o "loiro" delas seja bem executado. Mas meu medo é relacionado aqueles cabelos amarelos e/ou alaranjados que andam por ai. Bom, as primeiras luzes ficaram tão naturais que ninguém percebeu. Nem a minha mãe quando fui visitá-la percebeu que tinha feito algo. E olha que ela sempre presta atenção nas minhas madeixas!!! No ano seguinte (isso mesmo: um ano depois), fiz luzes novamente, um pouco mais claras. Dessa vez deu para perceber, mas ainda ficaram bem naturais.
     Aqui em Berlim resolvi arriscar e radicalizar. Fui até um cabelereiro reconhecido e disse para a colorista que queria ficar loira platinada. Ela me disse que meu cabelo era fino demais para suportar a agressão da química e que o máximo que poderia fazer eram luzes de dois tons diferentes, tentando chegar ao mais claro possível com o meu tipo de cabelo. Concordei, marquei a sessão e, no dia combinado, estava lá. Tremia por dentro de pensar que ficaria com aquelas luzes cinzas que muita gente tem por aí e que eu não gosto, mas estava decidida a arriscar. Qual não foi a surpresa quando 90 minutos depois, tirou-se a toalha do cabelo lavado e a cor dele molhado continuava a mesma? Quando secaram deu pra ver uma mudança, mas, novamente, sutil demais. Nem perto do "loiro mais claro possível" e bem no esquema natural demais. Pra ser sincera, o sol deixaria meu cabelo ainda mais claro do que as luzes da mulher se eu fosse à praia.
     Depois de muita frustração (afinal eu queria radicalizar pelo menos uma vez na vida!) e muitos euros gastos com o tal salão, resolvi tentar por mim mesma. Radicalizei geral. Pra quem não tinha coragem de fazer nada, tentar ficar platinada no esquema "faça você mesmo" é ultra radical! hehehe! Comecei a pesquisar na internet, ver vídeos de sucessos e fracassos, ler sites especializados, experiências pessoais, reportagens, etc. Decidi. Fui até a farmácia mais próxima e comprei uma caixa de L'Oreal Les Blondissimes Very Platinum e testei em uma mecha de cabelo. Não fez muita diferença. No dia seguinte comprei outra caixa da mesma série, mas dessa vez de "Extreme Platinum", e testei novamente. Funcionou muito melhor. O cabelo clareou bastante, não quebrou, não ficou cor de laranja e nem ressecado. Claro que ainda está distante de ser platinado, mesmo porque, platinar não é apenas descolorir. De qualquer forma, esse pequeno progresso me encorajou a realmente fazer na cabeça inteira.
     Calma que ainda não cheguei lá! Primeiro preciso recrutar alguém pra me ajudar com a parte de trás da cabeça pra ter certeza que não vou pular nenhum espaço. Mas quis relatar a tentativa aqui pra vocês. Conforme a coragem for crescendo e o platinado for progredindo, venho contar e, claro, mostrar pra vocês. Por enquanto, ficam as primeiras fotos.

(Depois da caixa de L'Oreal Les Blondissimes "Extreme Platinum").

Nenhum comentário:

Postar um comentário