sábado, 1 de dezembro de 2012

Qual o seu lugar no mundo?

     Como todos que me conhecem sabem, eu adoro viajar! Colocar uma mochila nas costas e rodar o mundo! Tem coisa mais interessante que conhecer outras culturas? Acho que devo ter resquícios nômades em meus genes. Ficar tempo demais no mesmo lugar não me agrada. Gosto de sair por aí e tentar novas experiências. Às vezes melhores, outras piores, mas sempre enriquecedoras, elas nos fazem crescer e nos tornarmos pessoas melhores. Por isso, quis compartilhar algo que Amyr Klink uma vez falou e com que me identifico a cada dia mais.
     Conhecido por suas façanhas marítimas ao redor do globo, por passar semanas preso no gelo, por viver na casa que foi de seu avô, nosso querido aventureiro, Amyr Klink, é uma das pessoas que me inspira. Suas viagens e histórias que delas brotam são incríveis. Um cara eco-consciente que tenta fazer a sua parte por um mundo melhor. Precisamos de mais pessoas assim no planeta, não?

     "Um homem precisa viajar, por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou televisão. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, pra um dia plantar suas próprias árvores e dár-lhes valor; conhecer o frio para desfrutar do calor, e o oposto; sentir a distância, o desabrigo, para estar bem sob o próprio teto.
     Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância de fazer o mundo como imaginamos e não simplesmente como é, o que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ver." (Amyr Klink)

     Talvez um dia eu canse de viajar por tanto tempo e resolva ficar no mesmo lugar, saindo apenas por curtos períodos. Mas, por enquanto, ainda sinto que não encontrei meu lugar no mundo. Estranho pensar nisso. Vejo meus amigos casados, trabalhando, com famílias formadas. Existe uma pressão social, uma certa idéia de que se tem idade para se perder pelo mundo e que eu já passei dessa idade. Não acredito nisso, não me sinto assim. Estabilidade, casa, família, tudo lindo. Sei que quero isso também, sei que o tempo não está a meu favor, mas como conseguir todas essas coisas se ainda não encontrei meu cantinho nesse mundão? Um dia sei que vou encontrar o lugar que me fará pensar e sentir "quero ficar aqui para sempre" mas, por enquanto, ainda não cheguei lá. Será que está na hora de viajar de novo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário