domingo, 4 de março de 2018

A multidão

Todos os dias, à caminho do trabalho, vejo a multidão no ônibus, no metrô e me sinto como mais um número. Apenas isso, um número. Um número triste. Apenas mais um num gigantesco grupo de pessoas que repete o mesmo dia de novo e de novo: acorda no mesmo horário, toma o mesmo (ou quase o mesmo) café da manhã, se veste, vai para o trabalho e repete a mesma tarefa hora após hora sonhando com a hora de voltar para casa e com o fim de semana sem perceber que cada um desses tediosos dias infelizes é um dia em na vida que jamais voltará.

Faço parte dessa multidão com olhos cansados ​​e tristes nas manhãs de segunda-feira, mas minha mente nunca deixa de se perguntar como as pessoas podem continuar a repetir infinitamente algo que não as faz feliz? Como e o que posso fazer para mudar meus dias e não cair neste mesmo caminho sem sentido minha vida inteira?

Source: BBC
A multidão move-se lentamente, no mesmo ritmo, até mesmo sua respiração parece seguir o mesmo ansioso e desanimado ritmo. Sorrisos não embarcam no ônibus de manhã, apenas rostos sérios e sonolentos encarando o vazio. Não quero seguir essa multidão.



Nós crescemos ouvindo que devemos fazer o que amamos, mas e se o que amamos não abre as portas? E se todo o tempo, esforço, lágrimas e alegria que você colocou em seus sonhos, não desbloqueou nenhuma passagem? Eventualmente você acaba na multidão, esta triste multidão das segundas-feiras.

Como chegamos aqui? Como e quando a sociedade se tornou essa repetição de tarefas chatas sem um pingo de prazer? Quando esquecemos de nos divertir? De desfrutar cada dia? Mas o mais importante, como podemos sair dessa existência sem sentido?

Quanto mais tempo ficamos em um cargo de trabalho, mais difícil é sair dele. Não porque não queremos, mas porque outros só verão a última e a mais longa experiência que tivemos. O que fazer quando você cai em uma área na qual você nunca pensou, nunca nem passou pela sua cabeça e, consequentemente, num trabalho que para você não faz sentido? Paga as contas, ok, mas é só isso a vida? Me recuso a aceitar essa hipótese. Mas como mudar quando você não sabe o que fazer, onde ir e como chegar lá? Quando você se sente completamente perdido sabendo que seus sonhos de carreira não acontecerão mais? Como mudar de direção quando todas as conexões que você vem fazendo no trabalho não conhecem seu potencial, não conheçam suas experiências anteriores e nem mesmo seu nível de educação para poder encaminhá-lo à outra coisa, à algo mais adequado para você ?

Source: DeviantArt - Amandine Van Ray
Se alguém aí conhece a resposta para essas perguntas, não se sinta tímido em se manifestar, em dar dicas, em transmitir seu conhecimento sobre como podemos mudar as coisas. Todo mundo merece a oportunidade de despertar para uma vida que ama, trabalhar em algo que os faz bem, ser feliz. Às vezes, tudo o que precisamos é um olhar externo para ver diferentes perspectivas, caminhos diferentes. Nunca é tarde demais para escalar essa montanha, mesmo que, às vezes, tudo o que precisemos seja um empurrãozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário