domingo, 22 de dezembro de 2013

Natal


     Falem o que quiserem, mas eu adoro tradições natalinas. Decorações se espalhando por cada canto da casa, cardápio especial e a felicidade de montar o pinheirinho. Sim, eu adoro tudo isso!

     Quando criança os natais eram na casa da vovó, no sul do Brasil. Pra mim era mais que Natal, era mágico. O pinheiro montado no cantinho da sala parecia o maior e mais lindo que existia! E, embora não tivéssemos aquela ceia tradicional, ainda assim o cardápio da noite era diferenciado. Delícias que eram feitas para aquela ocasião se espalhavam pela mesa. Era tão bom ver o rosto do meu vovô iluminado pelas velinhas no pinheiro e pelo amor que sentia pelas mulheres da sua vida: minha avó, mãe, tia, e nós, as quatro netas. Era um dia especial, brincávamos na rua com as outras crianças da vizinhança, dia de dormir tarde (ou ao menos, mais tarde que o normal), de expectativa pelos pacotinhos lindamente embrulhados que nos aguardavam. Nem o calor das noites de verão rio grandenses atrapalhava a magia daquela que era, pra mim, a melhor noite do ano.

     A vida inteira sonhei que um dia teria minha casa inteira decorada, como em filmes, e, se possível, neve do lado de fora da janela. Sim, sempre sonhei com Natal de filmes. Esse ano passarei o primeiro Natal branco da minha vida. Bem branco! Na sacada do quarto tem mais de 60cm de neve e, mesmo que não caia mais até dia 24, também não irá
Ceia especial nem que seja pra um.
derreter, ou seja, o Natal será branquinho, branquinho. A casa ainda não está totalmente decorada como nos meus sonhos, não por falta de vontade... mas o cantinho do pinheiro está ali, me fazendo sorrir. Aliás, no dia que saí pra buscar um pinheirinho, voltava pra casa trazendo no carrinho aquela arvorezinha viva quando começou a nevar. Um sorriso se abriu no meu rosto. Não sei nem explicar a satisfação de estar carregando o maior símbolo do Natal (ao menos pra mim) sob a neve. Parecia que fazia todo o sentido do mundo!
     Sei que pode parecer bobagem pra muita gente, mas cada um tem seus sonhos e a importância deles é pessoal. O meu sonho de Natal ainda é calorzinho dentro de casa, com muitos sorrisos e abraços sem pressa, uma festa que entre noite adentro, uma mesa cheia de guloseimas especiais feitas para um dia especial, casa inteiramente enfeitada, pinheirão decorado e o mundo branquinho lá fora.

Um comentário:

  1. Que bom que tens estas recordações e é uma pena que não venhas passar o Natal com a gente. Neste ano a festa vai começar muito cedo - porque tem perú e o perú demora 5 horas para cozinhar. A árvore deste ano é uma palmeira - condizente com o nosso país tropical. Dizem as guriazinhas que está lindo. Eu concordo com o Caio, não gosto de festas cristãs e por algum tempo ( talvez 10 anos) nem compareci as festas em Cachoeira. Quando nascestes comecei a ir de novo. Hoje em dia é uma oportunidade de ver os "queridos/as" juntos. Então, vamos a FAROFADA ANUAL!!! Bjo minha lindinha!

    ResponderExcluir